Mapeamento de Processos e Entregas
Mapeamento de Processo é um conjunto de atividades ordenadas cuja finalidade é gerar uma “entrega” para uma organização. Esta entrega pode ser a um cliente interno ou a cliente externo. Contudo, a “entrega” deve representar um valor adicionado, ou seja, que agregue valor ao negócio como um todo.
O mapeamento de processos é uma importante ferramenta de gestão das atividades e fluxos de trabalho em uma organização, uma vez que propicia a visão integral dos eventos e suas inter relações entre cliente x fornecedor, a padronização de procedimentos operacionais e de gestão, além das entregas de cada etapa.
Mapeamento de Processos traz Transparência
Além disso, o Mapeamento de Processos introduz transparência interna, de forma que as equipes envolvidas possam compreender o todo e assim, num ambiente colaborativo, debater ideias e sugestões de melhoria como:
- agilidade nas entregas,
- identificação de gargalos,
- redução de desperdícios,
- eliminação de tarefas que não agregam valor,
- retrabalhos,
- dentre outros.
Diferentes Mapas para cada Processo
Cada área da organização pode ter o seu mapa, identificando seus fornecedores internos ou externos, seus inputs ao processo principal, e também suas entregas finais, fluindo assim em direção ao objetivo da área e alinhado ao objetivo da organização.
O mapeamento de processos traz o importante elemento da lógica para a gestão, envolvendo início, meio e fim de cada processo, além de possibilitar a definição e acompanhamento de indicadores-chave dos processos e seus controles, o que é um mecanismo útil para as lideranças.
Mais sobre Mapeamento de Processos
Em conclusão, você pode aprender muito mais sobre Mapeamento de Processos em nossos artigos aqui no site RT Gestão e Coaching.
Este Artigo foi editado pela equipe de redatores da agência Zonta Soluções Web.