Mapeamento de Processos
Mapeamento, identificação de pontos críticos e oportunidades de melhoria, definição de indicadores dos processos, construção de procedimentos operacionais e instruções de trabalho.
Benefícios: Propicia uma visão sistêmica e integrada onde cada área ou macro atividade identifica com clareza a sua contribuição, por meio de suas entregas, aos resultados finais, além de permitir a identificação de quais atividades e funções estão na “linha de frente” do cliente.
Como é feito:
1) Planejamento, com uma proposta de padrão e recursos que melhor se adeque ao contexto e cultura empresarial;
2) Compreensão dos processos, por meio da análise dos processos internos;
3) Mapeamento, construindo o desenho dos processos e identificando seus pontos críticos e oportunidades de melhoria;
4) Documentar os processos, definir modelo e produzir documentação estruturada (fluxos, procedimentos operacionais, instruções de trabalho, etc) e coesa dos processos, o que facilita inclusive a capacitação interna;
5) Indicadores dos processos, permitindo identificar gargalos e um acompanhamento efetivo e mensurável dos ganhos;
6) Capacitação, de forma a garantir que o modelo seja vivo na organização e contribua para a produtividade e governança.
7) Melhoria contínua, buscando transformar os processos .