ALINHAMENTO ESTRATÉGICO, COMO OBTER NA SUA GESTÃO

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO, COMO OBTER NA SUA GESTÃO

É fundamental que a empresa defina o rumo dos seus negócios, e o melhor caminho para isso é ter um plano estratégico estruturado para que se obtenha o alinhamento interno e disseminação dessas diretrizes na organização.

Alice perguntou ao gato Cheshire: “pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar ?

E o gato disse “isso depende muito do lugar para onde você quer ir”. “Eu não sei para onde ir!” disse Alice, então o gato afirmou “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

– Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Na etapa de alinhamento é necessário definir os principais objetivos, partindo da sua Missão e orientados pela Visão – o modelo BSC tem um efeito muito prático para esse desenho.

Esses objetivos devem representar o que é relevante para a empresa e serem desdobrados em Metas, KPIs e ações ou iniciativas que sustentem a busca pelos resultados.

Ter um desenho claro, objetivo e pragmático do plano estratégico é de extrema importância para o desdobramento junto às equipes. Compartilhar o plano junto aos times, mantendo todos engajados em relação aos objetivos representa um desafio, contudo ao longo de um acompanhamento sistemático dos ganhos e atingimentos de objetivos por meio das metas é possível ir gradativamente ganhando a compreensão de todo o time de colaboradores.

Um bom início é conectar os objetivos com os processos e atividades de cada área, de forma que as pessoas compreendam qual é a sua participação – é quando elas conseguem se ver dentro da estratégia do negócio.

Mas, o mais importante, é respeitar o ritmo de cada empresa, pois não adianta “atropelar” etapas e pessoas.

Você pode Gostar