A respeito da crise: “Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo”
– Friedrich Nietzsche
O sucesso de um negócio está intimamente vinculado ao desdobramento de suas diretrizes.
Quando uma empresa define suas diretrizes, é comum que nesse contexto haja um certo grau de subjetividade envolvida, especialmente por considerarmos que estamos falando de princípios e conceitos. O grande desafio organizacional é propiciar o alinhamento dessas diretrizes a objetivos e metas tangíveis, e posteriormente identificar quais foram os gaps de desempenho relacionado aos resultados projetados.
No livro “Em Busca de Sentido” o autor (Viktor E.Frankl) relata sua experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Respeitadas as devidas proporções, nos deparamos neste momento de pandemia (coronavírus) com a necessidade de isolamento social e vivemos uma “existência provisória” que, segundo Viktor E. Frankl, é quando não conseguimos prever o final e com isso não conseguimos viver em função de um alvo ou meta futuros, e que toda a estrutura da vida interior se altera. Contudo há fontes de força para sobreviver onde “Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo” (Nietzsche).
“O amor e o trabalho são as pedras fundamentais da nossa humanidade”
– Freud
É comum que o termo “gestão integrada” remeta a um sistema informatizado. Nas organizações esses sistemas são fundamentais para otimização dos recursos e dos processos, contudo, sem que a empresa avalie, defina e estruture seu core business e seus objetivos estratégicos, não há sistema que vai construir isso por você.
O fenômeno do choque das gerações (as empresas tem em média em torno de 3 gerações diferentes nos seus ambientes) sempre fará parte do cotidiano das organizações e por isso é importante que observemos atentamente esse fato de forma a buscar uma compreensão profunda sobre as diferenças. Há inclusive pesquisas que apontam que as empresas gastam um tempo relevante para solucionar questões de conflitos entre gerações.
O contexto do desenvolvimento humano nas organizações é muito complexo pois envolve o indivíduo com todas as suas nuances, além da qualidade e estrutura do ambiente interno e a cultura organizacional.
“A governança é uma jornada, não um destino” (IFC-International Finance Corporation).
Gestão de sucesso é conectar as estratégias com processos e pessoas e depois com seu orçamento.
É fundamental que a empresa defina o rumo dos seus negócios, e o melhor caminho para isso é ter um plano estratégico estruturado para que se obtenha o alinhamento interno e disseminação dessas diretrizes na organização.