A importância da Gestão de Resultados Financeiros e Não-Financeiros em Curitiba

A importância da Gestão de Resultados Financeiros e Não-Financeiros

 Você já sabe qual a Importância da Gestão de Resultados Financeiros e Não-Financeiros para a sua Empresa?

Sabemos que para uma organização acompanhar a Gestão de Resultados Financeiros e não-Financeiros, é primordial que ela tenha uma estrutura de indicadores, pois são eles que retratam a saúde e sustentabilidade dos negócios.

Indicadores Financeiros são Fundamentais

Sabemos também que os indicadores financeiros são fundamentais, afinal toda empresa quer ter lucro e caixa, no entanto são os indicadores não financeiros a base de sustentabilidade de um negócio. Nesse contexto se encaixam elementos como:

  • uma equipe satisfeita,
  • engajada e capacitada,
  • clientes satisfeitos e fiéis a sua marca,
  • produtos ou serviços com garantia de qualidade excelência,
  • mercado em crescimento,
  • adoção de mecanismos de governança e sustentabilidade do negócio,
  • dentre outros.

Os indicadores financeiros, pela sua característica monetária, devem ser simples para medir. Os indicadores não financeiros envolvem temas e elementos mais subjetivos, e demandam maior sensibilidade na sua escolha e o grau de importância. De toda forma, eles representam a base de sustentação do sucesso financeiro do negócio, e, as ações e iniciativas para checar o alinhamento entre os indicadores financeiros e não financeiros, para conectar em dimensões, podendo utilizar o modelo do BSC-Balanced Scorecard, que além de propiciar a conexão com a estratégia, contribui para uma visão sistêmica de todo o negócio e o direcionamento para resultados no curto, médio e longo prazos.

No processo de construção de indicadores não busque quantidade mas sim a qualidade dos indicadores. Defina o que é efetivamente adequado e relevante para o negócio e resultados, ou seja, não medir apenas por medir.

Após a definição dos indicadores, deve ser garantida a acuracidade e segurança nas suas medições, de forma que os números sejam confiáveis e representem a realidade.

Gestão Financeira com metas SMART

Outra questão importante é a coerência na definição das metas, para que sejam desafiadoras porém atingíveis, dentro do conceito de metas S.M.A.R.T.

  • S = Específica / Specific,
  • M = Mensurável / Measurable,
  • A = Atingível / Achievable,
  • R = Relevante / Relevant,
  • T = Temporal / Timely

Na gestão dos indicadores é recomendável que se faça, dentro do possível (sabemos que alguns dados não são públicos e por isso permitirão apenas comparações internas), uma comparação com o ambiente externo, ou seja, como outras organizações do mesmo setor de atuação e/ou porte estão buscando seus resultados e estruturando suas medidas de performance.

No modelo de gestão estruturada de resultados, crie um ambiente em que todos conhecem seu papel e impacto perante os resultados finais da organização.

Mais sobre Gestão de Resultados Financeiros e Não-Financeiros

Em conclusão, você pode aprender muito mais sobre Gestão Financeira em nossos artigos aqui no site RT Gestão e Coaching.

Você vai gostar destes também!