Gestão de Processos, o que é?
Gestão de Processos é o conjunto de atividades realizadas por uma organização para melhorar a eficiência e eficácia de seus processos de negócios. Isso envolve identificar, modelar, analisar, monitorar e otimizar os processos para atender às necessidades dos clientes e alcançar os objetivos estratégicos da organização.
A gestão de processos pode incluir a utilização de ferramentas como mapeamento de processos, análise de desempenho, automação e melhoria contínua. O objetivo final é criar uma organização mais ágil, flexível e orientada a processos.
Gestão de Processos e o Papel do Gestor
Sabemos que o papel dos gerentes nas organizações é gerar resultados. Sendo assim, para que essa entrega aconteça de forma estruturada é fundamental que se adote a Gestão de Processos. Esta forma de Gestão tem impacto direto na melhoria contínua, por meio da análise e remodelagem as atividades.
Além disso, o que define um processo é o conjunto de atividades que gera uma entrega ou um resultado, ou seja, para cada processo há um input (entrada) e um output (saída) que pode ser algo palpável e concreto ou uma informação por exemplo.
A agregação de valor se dá justamente entre o input e o output, ou seja se o input saiu exatamente como entrou não houve transformação nem tampouco valor agregado, o que significa que o processo em si é desnecessário.
O mapeamento de processos e a gestão de processos, além de permitir a visão sistêmica e integrada das etapas que impactam os resultados, possibilita identificar falhas e lacunas. Este processo promove a redução de custos com a eliminação de retrabalhos e ganhos de produtividade. Ou seja, aumenta a eficiência e performance da organização, e também amplia significativamente o repertório de gestão do time.
Na gestão de processos é fundamental definir quais são os objetivos de melhoria e identificar as perdas e gargalos, monitorando os indicadores de desempenho.
Aproveitando, quer saber como fazer um Mapeamento de Processos?
Leia este Artigo:
Cada organização possui suas singularidades e por isso uma modelagem de processos deve levar isso em conta, de forma a facilitar a educação e conscientização gerando aprendizado do time.
É importante considerar também o desenvolvimento humano nas organizações, pois a gestão de processos pode:
- envolver e engajar as pessoas,
- dedicar especial cuidado com a comunicação,
- atenção a gestão das mudanças,
- feedbacks transparentes,
- dentre muitos outros.
E, com uma postura positiva e aberta a que tudo pode e deve ser melhorado, cria-se um ciclo virtuoso amparado em contribuições e em novas ideias.
Mais sobre Gestão
Você pode aprender muito mais sobre Gestão Financeira e Gestão Orçamentária em nossos artigos aqui no site RT Gestão e Coaching.
Este Artigo foi editado pela equipe de redatores da agência Zonta Soluções Web.