Gestão de Processos e o Papel do Gestor

Gestão de Processos, o que é?

Gestão de Processos é o conjunto de atividades realizadas por uma organização para melhorar a eficiência e eficácia de seus processos de negócios. Isso envolve identificar, modelar, analisar, monitorar e otimizar os processos para atender às necessidades dos clientes e alcançar os objetivos estratégicos da organização.

A gestão de processos pode incluir a utilização de ferramentas como mapeamento de processos, análise de desempenho, automação e melhoria contínua. O objetivo final é criar uma organização mais ágil, flexível e orientada a processos.

Gestão de Processos e o Papel do Gestor

Sabemos que o papel dos gerentes nas organizações é gerar resultados. Sendo assim, para que essa entrega aconteça de forma estruturada é fundamental que se adote a Gestão de Processos. Esta forma de Gestão tem impacto direto na melhoria contínua, por meio da análise e remodelagem as atividades.

Além disso, o que define um processo é o conjunto de atividades que gera uma entrega ou um resultado, ou seja, para cada processo há um input (entrada) e um output (saída) que pode ser algo palpável e concreto ou uma informação por exemplo.

A agregação de valor se dá justamente entre o input e o output, ou seja se o input saiu exatamente como entrou não houve transformação nem tampouco valor agregado, o que significa que o processo em si é desnecessário.

O mapeamento de processos e a gestão de processos, além de permitir a visão sistêmica e integrada das etapas que impactam os resultados, possibilita identificar falhas e lacunas. Este processo promove a redução de custos com a eliminação de retrabalhos e ganhos de produtividade. Ou seja, aumenta a eficiência e performance da organização, e também amplia significativamente o repertório de gestão do time.

Na gestão de processos é fundamental definir quais são os objetivos de melhoria e identificar as perdas  e gargalos, monitorando os indicadores de desempenho.

Aproveitando, quer saber como fazer um Mapeamento de Processos?

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Mapeamento de Processos e Entregas

Cada organização possui suas singularidades e por isso uma modelagem de processos deve levar isso em conta, de forma a facilitar a educação e conscientização gerando aprendizado do time.

É importante considerar também o desenvolvimento humano nas organizações, pois a gestão de processos pode:

  • envolver e engajar as pessoas,
  • dedicar especial cuidado com a comunicação,
  • atenção a gestão das mudanças,
  • feedbacks transparentes,
  • dentre muitos outros.

E, com uma postura positiva e aberta a que tudo pode e deve ser melhorado, cria-se um ciclo virtuoso amparado em contribuições e em novas ideias.

Mais sobre Gestão

Você pode aprender muito mais sobre Gestão Financeira e Gestão Orçamentária em nossos artigos aqui no site RT Gestão e Coaching.

Este Artigo foi editado pela equipe de redatores da agência Zonta Soluções Web.

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