Planejamento orçamentário e gestão empresarial em Curitiba

Planejamento Orçamentário Empresarial, o que é?

Planejamento Orçamentário Empresarial é um plano feito a partir de projeções monetárias de receitas, custos, despesas e investimentos, possibilitando a organização e aprimoramento dos controles em uma empresa.

Planejamento e Orçamento Empresarial para Saúde Financeira

Para a busca da saúde financeira, atual e futura, a empresa precisa se organizar e o Planejamento e Orçamento Empresarial devem estar alinhados às estratégias, por meio de mecanismos adequados, onde se definem prazos e responsáveis.

Há 3 aspectos importantes nesse processo de Planejamento Empresarial, são eles:

  • onde o negócio está;
  • onde quer chegar;
  • e o que é preciso ser feito para isso acontecer.

A previsão de entradas e saídas de recursos financeiros, permite o comparativo entre o que foi planejado e o que está sendo realizado, e o quanto a empresa está se distanciando dos seus objetivos financeiros, ampliando assim o repertório de gestão do time como um todo.

Como é feito o Planejamento Orçamentário Empresarial

No processo orçamentário há um item muito importante que se refere as premissas das projeções, ou seja, todos os critérios estabelecidos para atualizações monetárias, estruturas de centros de custo e plano de contas, revisão periódica do orçamento, dentre outros. A compreensão dessas premissas torna a visão ainda mais clara por parte de todos os envolvidos, gerando assim decisões e ações mais assertivas.

Aproveitando, leia também este artigo com dicas de como fazer um planejamento e orçamento empresarial:

Planejamento e Orçamento Empresarial

Na etapa de construção do orçamento é feita a coleta e alimentação de dados, que serão consolidados para uma visão financeira global e o olhar para o futuro projetado.

O que traz uma segurança ainda maior para as decisões, são as análises horizontal e vertical. Elas buscam demonstrar a dinâmica das operações da empresa, onde a análise horizontal foca na evolução dos resultados ao longo do tempo. Além disso, a análise vertical busca entender o percentual de cada conta em relação a outra conta. Por exemplo, a representatividade do montante de custos em relação a receita total.

São diversos os benefícios de um planejamento orçamentário, que quando bem realizado, gera compreensão interna quanto a expectativa diante da realidade dos números do negócio e é por meio das ações que os desvios serão tratados e os resultados impactados.

Mais sobre Planejamento Financeiro

Em conclusão, você pode aprender muito mais sobre Gestão Financeira e Gestão Orçamentária em nossos artigos aqui no site RT Gestão e Coaching.

Você vai gostar destes também!