Hábito de Iniciativa e Liderança

Em seu livro “A Lei do Triunfo” Napoleon Hill cita a importância do hábito da iniciativa na vida de uma pessoa, seja para atingir seus objetivos profissionais ou pessoais.

É possível aprender a atuar com iniciativa? Sim, perfeitamente possível, desde que a pessoa se permita eliminar certos hábitos como a procrastinação por exemplo. Nossas crenças e comportamentos não são resultados de questões externas, mas sim de nossas próprias decisões, ou seja, mudança de hábitos só depende de nós.

Quem atua com iniciativa ajuda a nutrir a autoconfiança das pessoas a sua volta, pois tem disposição para agregar ao grupo e mobilizar seus colegas, construindo um ambiente positivo e voltado a realizações. Para isso, faz toda a diferença ter uma boa dose de coragem para pensar e agir diferente, sabendo que ficará mais exposto ao se colocar a frente de um projeto ou de uma solução.

Como se constrói a iniciativa?

Por vezes a iniciativa é construída, antes de tudo, na mente da pessoa, pois os nossos pensamentos definem crenças e sentimentos que se transformam em ações e se traduzem em hábitos. A liderança não se constrói pela força, mas pelo exemplo de conduta e de conquistas obtidas, num ambiente de muita sincronia, no sucesso coletivo e nos sistemas colaborativos.

No cotidiano das organizações, fica evidenciado o quanto a iniciativa é relevante para os resultados dos negócios, e na construção de nossas carreiras devemos estar prontos para a ação, analisando sempre o contexto e oportunidades – e também –  porque não ? – confiando em nossos instintos, para que avancemos.

Nossas ações realizadas hoje se tornam pontes para o nosso futuro almejado.

Veja mais CONTEÚDOS sobre autores incríveis em nossos artigos.

Você vai gostar destes também!