COMO TORNAR, NA PRÁTICA, SEU RH MAIS ESTRATÉGICO
Empresas que tem um planejamento estratégico de RH costumam ser mais bem sucedidas, porque esse planejamento deve atender aos objetivos e resultados da empresa.
As características de um RH estratégico, engloba:
- a) entender o negócio;
- b) alinhar-se aos objetivos da organização;
- c) exercer um papel de consultor interno, orientado às pessoas e a cultura, buscando um alinhamento para que todos trabalhem conjuntamente para o alcance dos objetivos;
- d) medir todos os resultados obtidos na área;
- e) estar conectado com as metas do negócio;
- f) promover a integração e aproximação das pessoas com o núcleo estratégico da organização.
O elo entre pessoas e estratégias precisa estar muito sedimentado na organização, e o RH pode contribuir diretamente para isso, criando seus próprios indicadores estratégicos.
Mas como fazer isso ? fornecendo, por exemplo, projetos cujo objetivo será a melhoria dos resultados, buscando engajamento para a produtividade e para a busca dos objetivos da organização.
De acordo com Chiavenato, Recursos Humanos é uma área interdisciplinar que envolve inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, o que requer do profissional da área uma experiência e conhecimento em diversas áreas.
Enfim o real papel do RH deve estar nas estratégias de desenvolvimento das capacidades das pessoas e da organização, com foco no atingimento dos objetivos de resultados. Aliás é importantíssima a plena convergência entre os interesses dos profissionais e os da empresa, e para essa efetividade é fundamental um excelente canal de comunicação entre colaboradores e organização.