Torne seu RH mais estratégico

COMO TORNAR, NA PRÁTICA, SEU RH MAIS ESTRATÉGICO

Empresas que tem um planejamento estratégico de RH costumam ser mais bem sucedidas, porque esse planejamento deve atender aos objetivos e resultados da empresa.

As características de um RH estratégico, engloba:

  • a) entender o negócio;
  • b) alinhar-se aos objetivos da organização;
  • c) exercer um papel de consultor interno, orientado às pessoas e a cultura, buscando um alinhamento para que todos trabalhem conjuntamente para o alcance dos objetivos;
  • d) medir todos os resultados obtidos na área;
  • e) estar conectado com as metas do negócio;
  • f) promover a integração e aproximação das pessoas com o núcleo estratégico da organização.

O elo entre pessoas e estratégias precisa estar muito sedimentado na organização, e o RH pode contribuir diretamente para isso, criando seus próprios indicadores estratégicos.

Mas como fazer isso ? fornecendo, por exemplo, projetos cujo objetivo será a melhoria dos resultados, buscando engajamento para a produtividade e para a busca dos objetivos da organização.

De acordo com Chiavenato, Recursos Humanos é uma área interdisciplinar que envolve inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, o que requer do profissional da área uma experiência e conhecimento em diversas áreas.

Enfim o real papel do RH deve estar nas estratégias de desenvolvimento das capacidades das pessoas e da organização, com foco no atingimento dos objetivos de resultados. Aliás é importantíssima a plena convergência entre os interesses dos profissionais e os da empresa, e para essa efetividade é fundamental um excelente canal de comunicação entre colaboradores e organização.

Você pode Gostar