Propósitos e objetivos de vida

Propósitos e Objetivos na Sua Vida

“O amor e o trabalho são as pedras fundamentais da nossa humanidade”

– Freud

Há estudos sobre a importância de propósito e objetivo na vida das pessoas, e que com isso elas podem ser mais felizes e realizadas. Apresentando maior coerência com seus valores pessoais, e assim suas decisões tendem a ser mais justas e eficientes seja no aspecto individual seja no coletivo.

Clareza de Propósitos

A clareza de propósito também facilita o processo de busca de objetivos que envolve:

  • estabelece-los,
  • identificar os problemas e obstáculos,
  • diagnosticá-los e avaliá-los,
  • construir planos corretivos e preventivos
  • e, principalmente, partir para a ação.

E, nesse caminho não há necessidade de andar sozinho, mas sim ter em mente que isso além de impossível, não é saudável, pois o melhor da vida é confiar na ajuda dos outros. Afinal nossa vida é inevitavelmente afetada pelas pessoas com quem convivemos e pela maneira como interagimos com elas.

Conhecer os Obstáculos

Os problemas e obstáculos são inerentes ao trabalho e à vida e, independente do seu tamanho, temos que conhecê-los e seguir em frente, por mais que isso possa, em determinados momentos, não parecer viável ou possível.

Se olharmos uma floresta do alto e aproximarmos o zoom, veremos detalhes como as árvores e plantas, contudo não visualizaremos seu entorno como rios, montanhas e comunidades. Ou seja, em determinadas situações e contextos, é necessário avaliar qual é o nível de detalhamento que precisamos para tomar uma decisão e agir de forma flexível, e como podemos aprender nesse caminho e corrigir rotas se necessário.

Se tanto o amor como o trabalho são tão importantes, porque não acrescentarmos mais amor ao nosso trabalho?

Você pode Gostar