Gestão Orçamentária envolve todas as áreas da organização

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, VOCÊ SABIA QUE O PROCESSO TEM DIVERSAS FUNÇÕES E ENVOLVE TODAS AS ÁREAS DA ORGANIZAÇÃO?

A gestão orçamentária é um processo que surge na sequência da elaboração do planejamento estratégico, e do orçamento. Na visão de Frezatti (2009, p. 46 ) “o orçamento é um plano financeiro para implementar a estratégica da empresa em determinado exercício”.

Nesta perspectiva este processo de gestão orçamentária tem, por conseguinte, funções técnicas a serem desenvolvidas, como o planejamento e controle, sendo que o planejamento irá de encontro a elaboração das estratégias da empresa e a função de controle fará o monitoramento desta implementação.

Dessa forma o orçamento, considerada também uma ferramenta de controle de desempenho, pois proporciona o acompanhamento de indicadores, vai evidenciar quais serão as principais vertentes que a organização pretende seguir, bem como define as prioridades de investimentos para determinados exercícios.

Gestão Orçamentária, e as áreas da organização

As áreas da organização, deverão seguir as diretrizes do gestor e no momento da elaboração e planejamento da gestão serão questionados a contribuir com suas especificidades. Todavia, cabe salientar que neste momento podem ser encontradas limitações operacionais e financeiras, o que proporciona os gestores das áreas a ponderar as estratégias e a rever seus gastos.  (HORNGREN; SUNDEM; STRATTON, 2004).

Assim, destaca-se que para que seja possível uma gestão orçamentária, eficiente e eficaz,  sem prejuízo das estratégias da empresa, ou mesmo com o comprometimento dos resultados convém definir, metas, ações e responsáveis considerando  a participação de todos os envolvidos, maximizando o processo de integração e comunicação de toda organização.

Referências:

FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary L.; STRATTON, William O. Contabilidade gerencial. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

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