“Gestão de pessoas não é controlar, mas sim, orientar.”
– Silas José de Oliveira
A gestão orçamentária é um processo que surge na sequência da elaboração do planejamento estratégico, e do orçamento. Na visão de Frezatti (2009, p. 46 ) “o orçamento é um plano financeiro para implementar a estratégica da empresa em determinado exercício”.
Muitas vezes o empresário se pergunta “por que meu gerente não gerencia?” Muitas vezes o próprio gerente se pergunta “por que eu não consigo exercer plenamente o meu papel?”.
“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.”
– Philip Kotler
Considerando uma abordagem dinâmica e contemporânea da gestão, qualquer organização pode sim terceirizar ou compartilhar seu nível tático, ou sua gestão, de forma a resolver seus problemas de forma inovadora e simplificada, até que os objetivos estratégicos sejam desdobrados, disseminados e compreendidos e os resultados da organização sejam alcançados.
Empresas que tem um planejamento estratégico de RH costumam ser mais bem sucedidas, porque esse planejamento deve atender aos objetivos e resultados da empresa.